Listando todos os anúncios

Yorkshire

Thumb yorkshire

História

A história da origem do Yorkshire começa na Inglaterra, mais precisamente na região de Yorkshire. Acredita-se que ele é um cruzamento proposital de uma variedade de Terriers. Muito útil durante a Revolução Industrial, esse simpático cãozinho tinha uma missão das mais ingratas: caçar ratos das minas de carvão.

Nessa época, o Yorkshire tinha um porte bem mais robusto. A aparência que conhecemos nos dias de hoje começou a ser conquistada apenas no séc. 19, orientando-se para a sua miniaturização. Em 1865, nasce aquele que vai ser considerado o exemplar fundador da raça, chamado “Huddersfield Ben”. Este cão ganhou diversos prémios veja onde: nos então apreciados concursos de caçadores de ratos!

Especialmente por seu tamanho, continua muito popular em todo o mundo, e é o escolhido principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou pequenas casas sem quintal. Xuxa, Ana Maria Braga e Gisele Bundchen também escolheram, entre os seus cães, estes amistosos cãezinhos!

Temperamento

Pode-se dizer que os Yorks são de personalidade forte, teimosos e inteligentes. Embora possam fazer muito barulho, podem ser facilmente educados para não latirem tanto. São considerados um dos cães mais inteligentes do mundo, por isso não é difícil adestrá-los. São boa companhia e tem bastante energia para brincar. Aprendem a conviver com os donos facilmente. Com a família, precisam ter muita atenção e dão-se melhor com os mais velhos do que com as crianças pequenas. Convém a companhia de um adulto junto com os pequeninos, uma vez que os Yorks nem sempre apreciam os ‘abusos’ dos mais novos.

Saúde

As principais enfermidades dos Yorkshires são: luxação de patela, dermatite atópica, dentição dupla, hérnia, necrose asséptica e problemas oculares.

Alguns outros cuidados que esta raça precisa é em relação ao banho, em especial às unhas e pelos, para evitar doenças dermatológicas. Atenção: seus pelos nunca podem ser tosados, pois os Yorks não possuem o chamado subpelo. O que pode ser feito é cortar os fios que são longos, e o corte higiênico, tirando o pelo das partes intimas, patas e rosto.