Listando todos os anúncios

Shih Tzu

Thumb shitzu

História

Originário do Tibete, os primeiros registros deste cãozinho datam do século 17, período em que foram introduzidos na corte chinesa. Alguns filhotes foram doados ao imperador e passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a ‘Cidade Sagrada’, residência oficial da família do imperador. Acredita-se que eles resultam do cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pequinês. E, por causa do seu pelo, seu nome ficou sendo Shih Tzu, que significa “pequeno leão” em Chinês.

A raça não foi conhecida fora da China até 1860, quando o Palácio Imperial foi invadido por tropas inglesas e francesas. Segundo historiadores, a raça foi quase extinta durante a revolução comunista, sendo salva graças a apenas 7 fêmeas e 7 machos que restaram! Já no início do século 20, a exportação para a Europa e mais tarde os EUA valeu a este cãozinho uma popularidade imediata, o que garantiu sua sobrevivência até nossos dias.

Temperamento

Os Shih Tzus são alegres e extrovertidos. Se você quer um amiguinho como companheiro de colo, eles são ideais! Sempre animados, são apegados à família e ótimos com crianças, mas são teimosos e podem ser difíceis de educar. Os Shih Tzus são bons de alerta e costumam latir quando vêem algo à sua volta. Atenção aos vizinhos: seus latidos podem ser indesejáveis!

Sociáveis, essa raça é dócil com outros animais, mas como todos os cachorros, devem ser sociabilizados desde filhotes, tanto com outros cães quanto com crianças. Eles adoram ser paparicados e querem estar presentes em tudo, seguindo seu dono por onde ele vai. Ou seja, onde o dono vai, o Shih Tzu vai atrás!

Saúde

Saudável, os Shih Tzus não ficam doentes facilmente. Apesar disso, algumas enfermidades podem aparecer, como problemas nas articulações e doenças que afetam os olhos e os ouvidos.

De focinho achatado, estes pequeninos não lidam bem com o calor e frequentemente apresentam problemas respiratórios. Uma atenção ao seu peso: eles tem tendência a engordar. Por isso, fique atento à sua alimentação, que deve ser balanceada.

Os dentes tendem a cair mais cedo do que o normal e por isso devem merecer especial atenção: lavagens frequentes e comida seca são algumas medidas preventivas!