Listando todos os anúncios

Dobermann

Thumb dobermann

História

Se você ouvir o nome Louis Doberman logo vai associar a alguma coisa, não? Isso mesmo, o Louis foi o criador dessa magnífica raça, no século 19, na Alemanha. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo em suas viagens pelo país.

Com muito conhecimento sobre cães, a partir de 1870 Louis começou a realizar cruzamentos entre Pinscher, Pastor Alemão, Weimaraner, Greyhound e Manchester Terrier, até chegar ao Doberman.

Porém, Louis morreu dez anos depois de ter iniciado a seleção e não teve a chance de ver seu sonho concluído. Mas nada foi perdido. Seus trabalhos continuaram com Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Doberman Pinscher em homenagem ao seu criador! Grande feito!

Temperamento

O Doberman é um companheiro leal e devoto ao seu dono. Inteligente, tem um apurado instinto de proteção ao seu território e não necessita ser treinado como cão de guarda, porque já o é naturalmente.

Um dado interessante: as fêmeas tendem a ser mais pacificas, enquanto os machos podem ser mais agressivos. Mas, como em todas as raças, mais do que a genética, é o dono que molda a atitude do cão, não sendo estranho encontrar Dobermans pacíficos e disciplinados.

Como dito antes. é muito territorial, quer com pessoas, com outros cães, sejam eles da mesma raça, maiores ou pequenos.

Saúde

Os Dobermans podem desenvolver cardiomiopatia, hipotireoidismo, atrofia progressiva da retina, torção gástrica e a doença de “Von Willebrand”, caracterizada por uma deficiência hereditária do sangue, que causa hemorragias. É muito importante a escolha do criador, para assegurar que seu filhote não apresente registros destas doenças.

A pelagem deve ser escovada de duas a três vezes por semana e os exercícios físicos devem ser diários. Se você corre ou caminha, o Doberman vai adorar acompanhá-lo!

Uma dica: se possível, deixe seu cão em um lugar confortável dentro de casa. Esses animais odeiam o frio e mais ainda, a solidão.