Terra Nova

Terra Nova

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

A origem do Terra-Nova é obscura. Alguns historiadores dizem que o Terra Nova seria originário da ilha de mesmo nome, no Canadá, e que descende de acasalamentos entre cães dos Pirineus levados para a Terra Nova por pescadores bascos. Outros afirmam que foram desenvolvidos a partir do cruzamento de cães que lá chegaram entre os séculos 16 e 18.

Bravo, o Terra Nova tornou-se famoso pelos salvamentos de marinheiros, cujos barcos naufragavam nos recifes daquela região canadense. Os balneários, em geral proibidos aos cães, são abertos para essa raça na Europa, que é a única com a características de salvamento de pessoas incluídas no padrão oficial. A afinidade com a água, para o que demonstra verdadeira obsessão desde filhote, confunde-se com a própria história.

Além do trabalho como salva-vidas, que lhe rendeu o apelido de ‘São Bernardo da Água’, o Terra Nova ainda deu grandes contribuições para a formação de novas raças, entre elas o Labrador e o Golden Retriever.

Temperamento

O Terra Nova é um cão gentil e dócil. Pelo instinto, adora a água e não hesita em salvar tudo e todos quando está dentro d’água, mesmo que não necessitem. Eles são muito obedientes ao dono e gostam de agradar, mas não é tão fácil de treinar. Os movimentos lentos exigem paciência por parte do dono ou do treinador. Afetuosos, não gostam de ficar sozinhos e podem ficar deprimidos na ausência da família.

É um ótimo cão de guarda e de alerta. Seu latido é grave, que usa para dar sinal ao dono. Se sentir que a família está em perigo coloca-se entre o dono e o perigo, como forma de proteção. Um amigo e tanto!

Saúde

Devido ao grande porte, o Terra Nova é especialmente afetado por displasias, da anca e do cotovelo. Torção do estômago é também uma enfermidade comum. Um outro grave problema, hereditário na raça, é a estenose pulmonar, uma deficiência da válvula pulmonar que pode causar a morte do filhote. O problema pode ser sanado com testes nos pais.

O Terra Nova não lida bem com o calor e deve ter sempre acesso a água e sombras.

Comentários

Ring