Shikoku

Shikoku

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

A raça remonta aos cães de médio porte que existiam no Japão em tempos mais antigos. O Shikoku, também chamado Kochi-ken, foi criado como cão de caça do javali nas montanhas do distrito da região de Kochi, sul do Japão. Em tempos mais remotos, haviam três variedades dessa raça: Awa, Hongawa e Hata, todos com o nome das regiões onde eram criados. Entre eles, o Hongawa mantinha o mais alto grau de pureza por causa da dificuldade de acesso ao local.

Estes cães eram valentes e muito ágeis para percorrer as regiões montanhosas do país asiático. São caracterizados pela sua pelagem cor sésamo. A raça recebeu o nome da região e foi designada como patrimônio natural do Japão em 1937.

Temperamento

O Shikoku é prudente, corajoso e de bom senso. Leal ao seu dono, ele tem características mais acentuadas do que a maioria dos cães japoneses. É um caçador entusiasta, tem o olfato e a audição bem apurados.

Energético, robusto e resistente, esse companheiro obedece sem problemas com a condição de que tenha um dono firme e justo. Musculoso e bem proporcionado, o Shikoku tem uma postura de andar flexível e, ao mesmo tempo, elegante.

Saúde

Como todo Spitz, existem alguns registros de ocorrências de algumas enfermidades nesse cão, como a displasia da anca, problemas neurológicos e entropia. Um banho a cada 30 ou 60 dias é o suficiente e uma escovação semanal servirá para manter seu amigão livre de pelos mortos e estimular o crescimento de novos.

Comentários

Ring