Schnauzer

Schnauzer

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

O Schnauzer apareceu por volta do século 15, na Alemanha, onde era usado na condução do gado. O nome desta raça significa ‘focinho’ ou ‘queixo’ em alemão, focando a atenção na ‘barba’, uma das marcas registradas dessa raça.

O Schnauzer do tipo gigante foi desenvolvido por volta do século 18 por pastores da região da Bavária que criavam o Schnauzer médio, mas que precisavam de um animal com mais força para conduzir os bois. Embora não tenhamos registos das raças utilizadas, pensa-se que o Dog Alemão, o Boieiro da Flandres ou outros boieiros de porte grande tenham contribuído para a formação da raça.

No final do século 18, o Schnauzer gigante era um cão muito popular na Alemanha, chegando a trabalhar como cão polícia e como ‘militar’ durante a 1ª Guerra Mundial. Contudo, durante a 2ª Guerra Mundial a raça quase foi dizimada, ficando com um número muito pequeno de exemplares.

O Schnauzer miniatura (ou anão) é uma raça considerada recente, tendo sido desenvolvida a partir do médio e reconhecida como raça independente apenas em 1895. A teoria mais aceita é de que o Schnauzer miniatura seria o resultado do cruzamento do Schnauzer Standard com o Affenpincher.

A principal característica da pelagem do Schnauzer é o pelo em forma de ‘barba’ e sobrancelhas espinhosas que ‘sombreiam’ os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pelo dos Schnauzers é mais curto que em qualquer outra parte do corpo e é duro em toda a cabeça!

Temperamento

Seu caráter bonachão demonstra-se vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. É afetuoso com a família, mas desconfiado com estranhos e não faz amizade com facilidade. Na ausência do dono é incorruptível.

Fácil de treinar, não se pode contudo dispensar o Schnauzer Gigante de um treino consistente baseado no reforço positivo.Por serem cães bastante ativos e inteligentes, é muito importante que o dono imponha-se desde cedo e corrija imediatamente os comportamentos inadequados, como latir em excesso e morder.

Saúde

Podemos afirmar que os Schnauzers são animais saudáveis, com poucos problemas clínicos. Mas existem algumas doenças que são diagnosticadas com maior frequência na raça, tais como epilepsia, hipotiroidismo e catarata.

Esses animais têm tendência para ganhar peso facilmente, por isso é preciso cuidado com as doses de ração e guloseimas. Tal como a maioria das raças de porte grande, uma das preocupações no Schnauzer gigante é a displasia da anca.

Comentários

Ring