São Bernardo

São Bernardo

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

Esses belos cães chegaram à Suíça por volta de 1660, doados aos frades pelos nobres dos arredores, para que os protegessem dos bandidos. Já 1700, foram treinados para ajudarem na preparação da comida, utilizando um engenhoso mecanismo: ao acionarem uma roda, caminhando sobre ela, faziam girar um espeto.

E trabalhar era com ele mesmo: mais tarde, começaram a ser utilizados para guiar os viajantes na neve, que atravessavam o desfiladeiro do Grande São Bernardo no inverno.

Com o tempo, a fama do São Bernardo espalhou-se por toda a Europa e era assunto em todos os lugares. No começo do século 20, a utilização do São Bernardo para trabalhos difíceis começou a cair. Os esquis e o telefone mostravam-se mais eficazes para organizar o socorro em regiões com neve.

Essa raça é muito bastante popular. Com seu grande porte estilo bonachão, é um cão facilmente identificável e com quem rapidamente simpatizamos. Talvez por isso seja tão requisitado pelo cinema. ‘Beethoven’ e suas sequências foram talvez dos filmes mais bem sucedidos de um cão no papel principal.

Temperamento

Atrás desse gigante está um amigo doce e simpático. Meigo, era tido como uma ‘ama’ para as crianças na época Vitoriana, devido à sua tolerância aos abusos dos mais novos. Haja paciência! Fiel, o São Bernardo adora ter sempre alguém por perto. É um cão sociável, vive bem com outros animais e outros cães. Apesar de ter muita calma, sua paciência pode acabar com cães menores, que o assediam para brincar.

Uma atenção: o São Bernardo cresce muito e o dono pode deixar de ter controle sobre um cão deste porte. Por isso, é muito importante treiná-lo a passear de coleira. Apesar de ser um cão lento, a raça tem um forte sentido de guarda e protege a família caso sinta alguma ameaça.

Saúde

Problemas cardíacos, torção do estômago, problemas de pele e displasia da anca são algumas enfermidades que podem ocorrer.

Tanto o São Bernardo de pelo longo quanto o de pelo curto necessitam de escovagens semanais. Por instinto, adora os dias frios e sofre nos dias quentes. Por isso, no verão, deixe sempre aquela água bem fresquinha e gostosa para seu amigão!

Com alguma tendência para a obesidade é importante controlar a alimentação e peso do animal. Uma curiosidade: devido à configuração do focinho, o São Bernardo é um cão bastante ‘babão’.

Comentários

Ring