Samoieda

Samoieda

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

Natural da Sibéria, essa raça foi criada pela tribo nômade de caçadores e pescadores Samoieda, daí a origem de seu nome. Nas regiões geladas da Rússia, estes cães partilhavam as tendas com os donos e tornaram-se bastante afetuosos. Eram utilizados para orientar e guardar as renas no pastoreio. Sendo uma tribo nómade, os Samoiedas dependiam das capacidades dos seus cães para manter as renas juntas enquanto procuraram melhores lugares de pastagem na terra do gelo. Às vezes os cães puxavam trenós ou barcos, mas esse trabalho era muitas vezes dado às renas.

Com a política de homogeneização cultural que se instaurou com a Revolução Russa, em 1917, estas tribos perderem quase toda sua identidade cultural. Contudo, os cães tinham já sido descobertos por exploradores europeus, que os batizaram com o nome da tribo e os exportaram para os seus países de origem.

A sua luxuosa pelagem branca cativou primeiro os ingleses, que depois o exportaram para o resto da Europa e do mundo. Hoje, a raça é tida como um excelente cão de companhia. A especialização de outras raças nos trabalhos que desempenha retirou-lhe parte da utilidade. Como cão de trenó, apesar da sua resistência e persistência, tem sido substituído pelo Husky que foi desde sempre criado para esse objetivo.

Temperamento

O Samoieda cativa por ser um animal de companhia muito dócil e pela exuberante e bela pelagem. Aliás, a sua docilidade sempre foi uma dos requisitos para a sua criação já quando estavam com os Samoiedas. Como dito antes, o cão dormia junto com os donos para se aquecerem nas noites frias do inverno russo. Por causa do baixo nível de agressividade, o Samoieda não é um bom cão de guarda. Mas a sua tendência para latir faz desta raça uma ótima escolha para cão de alerta, e, embora possa latir para estranhos, o Samoieda recebe-os com alegria. É um cão bastante sociável, mesmo com outros animais, cães e pessoas.

Saúde

O Samoieda é um cão saudável, mas tem um problema hereditário característico da raça e que causa complicações renais. Este defeito genético do cromossomo X afeta a maioria dos machos, uma vez que as fêmeas têm dois cromossomos X, conseguindo por isso atenuar os seus efeitos. Displasia da anca, diabetes, alergias e problemas oculares podem, ocasionalmente, ocorrer também.

Embora possua um suave subpelo, que é um bom isolante do frio e também do calor, o cão não se sente confortável com temperaturas altas. Uma atenção especial: o Samoieda não deve ser tosquiado. O pelo reflete os raios solares e protege a pele do cão, que de outra forma é muito propensa a queimaduras solares que podem provocar o câncer de pele.

Comentários

Ring