Puli

Puli

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

Esse simpático cão tem uma história que data de mil anos e sempre esteve associado a contribuição prestada no pastoreio das ovelhas, às margens das planícies húngaras.

A descendência do Puli é desconhecida, apontando-se por vezes como referência o antigo Terrier Tibetano, pela sua semelhança física. Por volta dos séculos 17 e 18, a Hungria foi repovoada por imigrantes do oeste europeu que levaram consigo os seus cães alemães e franceses. O cruzamento destes com o Puli Húngaro, originou o aparecimento de novas espécies: o Pumi e o Mudi - que depressa se vulgarizaram, chegando mesmo a colocar em risco a própria existência do seu antecessor.

Esforços desenvolvidos no século 20 permitiram a recuperação e o controle do Puli Húngaro, que surgiu em público apenas em 1923. Em 1959, são estabelecidos os parâmetros desta classe de cães pelo Clube de Puli Húngaro, provocando o crescimento desta raça. Atualmente, a sua criação cresceu muito na Austrália, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, sendo muito popular nas exposições caninas.

Temperamento

O Puli é um animal que se distingue pela sua forte personalidade aliada à sua inteligência, além de ter uma dose extra de vivacidade que aplica na interação com os seus donos.

Esse fofo é um tanto sensível, tem energia constante e uma grande necessidade de comunicação. Aprecia os jogos e as brincadeiras com seu dono, nos quais é um participante atento e sensível. Perante estranhos não é agressivo, mas pode latir caso se sinta ameaçado. Não é aconselhável deixá-lo sozinho com crianças muito pequenas, a menos que tenham sido habituados desde pequenos à sua companhia.

Saúde

Não existem relatos de doenças típicas associadas a esta raça. São cães muito adaptáveis, que vivem bem em espaços amplos ou em apartamentos. São animais que apreciam uma boa corrida e, se você gosta de água, o Puli vai adorar nadar na sua companhia!

É aconselhável ter cuidado com a sua pelagem. Por volta dos 6 meses começam a surgir as primeiras ‘cordas’, que convém que sejam desenriçadas, já que a camada externa de pelo tem tendência de entrançar-se com o subpelo. Por isso, é necessário realizar este processo regularmente para não haver problemas na escovagem. O banho é algo simples de se fazer, mas é importante que você use um secador para secá-lo. Caso contrário, pode demorar até dois dias até que fique completamente seco!

Comentários

Ring