Pointer Inglês

Pointer Inglês

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

O Pointer Inglês é o resultado de cruzamentos entre muitas raças: o Braco Italiano, o Bull Terrier, o Foxhound, o Galgo, o Terra-Nova, o Setter e o Bulldog. Cães deste tipo surgiram por toda a Europa, mas precisamente na Península Ibérica. Na Inglaterra, o Pointer apareceu por volta do século 16.

Esse belo cão que conhecemos hoje já existe há cerca de 80 anos. Desde sempre utilizado na caça, o Pionter tem porte atlético, grande agilidade e consegue percorrer longas distâncias sem muito cansaço. O nome Pointer vem do fato que em atividade de caça, o cão para e aponta com o focinho, olhos e pata na direção da presa.

Uma das pricipais características do Pointer Inglês é seu olhar, fulminante, prepotente, fixo, ardente. A orelha é caida, suave, fina, de forma quase triangular e chata. A cauda, inserida na linha da garupa, é grossa e robusta na raiz, afinando até a ponta. A pelagem do é densa, lisa, curta e reluzente. Um cão e tanto!

Temperamento

O Pointer Inglês é um cão simpático, bastante apegado à família e gosta de viver em casa com os donos. Não são bons cães de guarda, pois qualquer estranho é bem-vindo no seu território! São muito mansos! Porém, usam o latido para avisar da presença de qualquer pessoa, sendo um ótimo cão de alerta. Devem, contudo, ser bem socializados para evitar timidez.

É a sua docilidade e afeição que faz com que não sejam cães para estarem sozinhos durante longos períodos de tempo. A falta de atenção pode tornar o Pointer destrutivo. Nunca o deixe triste, combinado?

Pointers são cheios de energia e se adaptam melhor a uma família ativa, que goste de passear, correr ou andar em trilhas. É bom lembrarmos que, nesses casos, os filhotes irão precisar de uma dieta especial, com ração de boa qualidade e proteína suficientes para manter o nível das atividades. Por outro lado, Pointers que não são mantidos em atividade também vão precisar de uma dieta especial para que não se tornem obesos e muito excitados.

Saúde

O Pointer Inglês é um cão bem resistente, e alguns problemas de mais incidência à raça estão a displasia da anca, cataratas e surdez.

Quando criado para caça, deve ser feita uma dieta de repouso nos meses em que não é utilizado para evitar que ganhe demasiado peso.

Comentários

Ring