Phaléne

Phaléne

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

Sua existência é documentada a partir do século 16, mas acredita-se que essa raça exista bem antes disso. Tendo origem na França, o Phaléne era o cão de cão da nobreza, sendo retratado em diversas pinturas junto aos seus donos. Maria Antonieta foi uma entusiasta da raça, criando vários exemplares. A raça acabou por se espalhar pelas cortes de todo o mundo e é valorizada até hoje.

Originalmente conhecido como Spaniel Continental Anão, o Phaléne possui as orelhas caídas, sendo a única diferença do Papillon, que possui orelhas eretas. Apesar dessa diferença de nome, ambas as variedades podem nascer na mesma ninhada.

Temperamento

Extremamente inteligente e carinhosa, essa raça é o perfeito cão de companhia e está sempre ao lado de seu dono. Se relaciona bem com crianças mas é preciso atenção já que é um animal de estrutura frágil, podendo se machucar com certas brincadeiras. O mesmo vale para a interação com animais de porte maior.

São dóceis e tranquilos, mas não se abrem de primeira para estranhos, característica que faz deles cães alertas, respondendo a qualquer alteração em seu ambiente. É preciso socializá-los desde filhote para que esse traço se enfraqueça e ele se torne menos desconfiado perto de estranhos.

Gostam de ficar no colo de seus donos e vivem bem em ambientes pequenos mas tem bastante energia como a maioria de cães de companhia e precisam de exercícios regulares.

Saúde

Não necessita de banhos e tosas frequentes, mas a escovação regular é importante para manter o pelo saudável e sedoso. Por serem animais de pequeno porte e estrutura óssea frágil é preciso cuidado com os ossos, pois até pancadas leves podem machucá-los. Essa raça possui certa suscetibilidade para algumas doenças de origem genética como atrofia progressiva de retina e luxação de patela, logo é importante conhecer os pais da ninhada. Alergias também podem ser freqüentes, mas são condições facilmente controladas.

Comentários

Ring