Pastor de Shetland

Pastor de Shetland

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

Também conhecida como Sheltie, essa raça é originária da ilha escocesa de Shetland e por centenas de anos foi muito utilizada para o trabalho de pastoreio de ovelhas. Acredita-se que o Sheltie seja resultado do cruzamento do Border Collie com algumas variedades de cães de menor porte da época, mas não há certeza disso. Durante o século 19, diversas raças foram cruzadas indiscriminadamente e o o Pastor de Shetland quase desapareceu. Então, entusiastas da raça decidiram cruzar o Sheltie novamente com o uma de suas matrizes, o Border Collie, para tentar reviver a raça. O Sheltie foi criando para ser, além de um habilidoso cão de trabalho, um animal de companhia para seus donos e essa é sua principal função atualmente. Hoje é uma raça conhecida ao redor mundo, existindo por toda a Europa, Japão, Brasil e Estados Unidos.

Temperamento

Esse cãozinho, além de lindo é conhecido por sua inteligência excepcional, estando em 6º lugar no ranking de inteligência canina. É fácil de treinar, obediente, muito dócil e afetuoso, características que fazem dele um bom cão tanto de trabalho quanto de companhia. Cria fortes ligações com seus donos, a quem quer sempre agradar e estar próximo. Adora crianças e por ter um alto nível de energia, gosta de brincar e correr. Eles tem certa tendência a latir em excesso, motivo pelo qual precisam ser treinados desde filhotes.

Saúde

Para manter sua pelagem sempre bonita e saudável, é preciso escová-la bem a cada dois dias. Por ter uma camada densa de pelos que naturalmente impede que se suje facilmente, o Sheltie apenas precisa de banhos esporádicos. Mas pelo mesmo motivo, essa raça não suporta bem o calor e umidade, podendo desenvolver problemas de pele e alergias. Como qualquer raça, o Pastor de Shetland tem tendência a desenvolver alguns problemas. O principal deles é a Dermatomiosite, muito vista nos cães pastores. Catarata, atrofia progressiva de retina e hemofilia também são vistos nessa raça.

Comentários

Ring