Pastor Australiano

Pastor Australiano

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

Uma teoria popular sobre a origem da raça vem do início de 1800, quando espanhóis se estabeleceram na Austrália, trazendo com eles suas ovelhas e seus cães pastores. Pouco tempo depois, muitos desses pastores se mudaram para o oeste dos EUA com seus cachorros e suas ovelhas.

Assim, os pastores americanos apelidaram esses cães de Pastores Australianos, em função de seu endereço anterior. As áreas difíceis da Austrália e do oeste americano exigiam muito mais desses cães do que eles enfrentavam na Europa. Uma série de cruzamentos e seleções rigorosas foi aprimorando suas habilidades para o trabalho, e o cão basco logo se adaptou e se superou sob aquelas condições tão difíceis.

O Pastor Australiano é uma raça bem versátil, utilizada não só como cão pastor, mas também em forças policiais, busca e salvamento, obediência e até circos.

Temperamento

O Pastor Australiano é resistente, corajoso, alerta, independente, inteligente e atencioso. Se ele não puder se exercitar ou ser desafiado, ele se fica frustrado e muito difícil de conviver. Com exercícios apropriados e treinamento, ele é leal, devotado e um companheiro obediente. Ele é tímido com estranhos e tem instinto protetor. Pode tentar ‘pastorear’ crianças e animais pequenos mordiscando.

Estes cães são fáceis de treinar, mas devem ser socializados desde pequenos. São bons cães de guarda e também cães de alerta, uma vez que ladram ante desconhecidos, embora não usem seu latido peculiar excessivamente.

Saúde

Deve ser prestada uma atenção especial aos olhos desssa raça, uma vez que o gene merle, responsável pela linda cor, está relacionado com problemas oculares, desde cataratas à cegueira.

Displasia da anca tem também uma grande incidência nesses cães. A pelagem não necessita de muitos cuidados, uma vez que a escovagem é fácil. Contudo, esta raça solta bastante pelos pela casa.

Filhotes de Pastor Australiano

Comentários

Ring