Mastim dos Pirineus

Mastim dos Pirineus

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

A história deste cão é muito antiga e a raça vem sido utilizada há milhares de anos pelos pastores, principalmente nas regiões no sul da França e norte da Espanha. Uma das primeiras citações sobre a raça surgiu por volta do ano de 1407.

Estes cães desenvolveram-se nas montanhosas regiões ao sul dos Pirineus, onde foram usados para proteger os rebanhos dos ataques dos lobos e dos ursos, por vezes sob condições climaticas adversas.

Uma curiosidade: no Reino de Aragão, em uma região onde hoje é o norte da Espanha, a produção de algodão tornou-se tão próspera e importante que foi criada uma federação, em 1450, que regulava a atividade do pastoreio. Um dos documentos publicados por esta entidade fazia saber que “os Mastins devem ser tratados com um cuidado especial” e que “quem magoar um Mastim deverá ser penalizado num total de cinco ovelhas”. Nobre e importante desde sempre!

Temperamento

Este cão, de porte intimidante é, na verdade, um animal afetuoso, dotado com uma nobreza e calma notáveis. Não é, no entanto, um animal passivo. O Mastim é, na verdade, um excelente cão de guarda. Não é adverso a presenças estranhas, mas convém que lhe sejam ‘apresentadas’. Só reage agressivamente em situações que assim o exijam.

Dado o seu robusto porte, convém que os donos da raça possuam alguma experiência. Como já foi dito, apesar de não ser um cão agressivo, convém que seja ensinado a estar inserido na família e a tolerar bem a presença de pessoas estranhas. Com as crianças não dá problema algum, desde que estas o conheçam desde filhote!

Saúde

O Mastim é considerado um cão saudável, apesar de poder vir a sofrer de entropia, inflamação dos intestinos e, ocasionalmente, displasia da anca.

Seu pelo deverá ser escovado semanalmente, principalmente na época da mudança, que costuma mudar de pelo uma vez ao ano. Os pelos exteriores não possuem uma tendência de formar nós e, por este motivo, a tarefa é fácil de ser feita.

Comentários

Ring