Lhasa Apso

Lhasa Apso

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

Lembra do Floquinho, o famoso cão do Cebolinha? Sabe qual sua raça? É um Lhasa Apso.

Originários da Malásia, o fofinho era reverenciado por monges e utilizado como uma sentinela nos mosteiros. Sua história está ligada a crenças budistas que diziam que seu corpo poderia guardar a alma dos lamas, enquanto esses esperavam pela próxima reencarnação. No Tibet, sua venda era proibida e presentear uma pessoa com um Lhasa era um símbolo de boa sorte.

Os primeiros exemplares de Lhasa cegaram ao ocidente por volta de 1900, pelas mãos de oficiais do exército britânico. Nos EUA, a raça chegou apenas em 1933 como presente do 13º Dalai Lama a um grupo de exploradores. Já no Brasil, eles só apareceram em meados dos anos 1960.

Temperamento

Quer um cãozinho companheiro, independente e inteligente? O Lhasa é perfeito para você. Dengoso, ele gosta de dormir no colo do dono e apenas late quando sente a necessidade de emitir um alerta.

Se você ficar ausente de casa, não se preocupe. O Lhasa pode ficar sozinho, por algum tempo, sem se aborrecer. Apesar da aparência de cãozinho de brinquedo, essa é uma raça destemida. Levado, gosta muito de brincar e pode ter breves explosões de energia ou ficar horas deitado no sofá.

Devido seu histórico como cão de sentinela, o Lhasa pode ser agressivo contra estranhos, por isso necessitam de socialização com pessoas e outros cães desde cedo. Eles podem ser lentos para aprender e exigem paciência do seu dono.

Saúde

O Lhasa vive, em média, de 14 a 20 anos. São resistentes a problemas de saúde e os mais comuns são dermatites e conjuntivites provocadas por pelos que caem sobre os olhos. Deve ser criado dentro de casa e exige cuidados especiais em relação a sua higiene e escovação dos pelos.

Outras doenças genéticas que a raça pode apresentar são a atrofia progressiva da retina, que pode levar o cão à cegueira e a displasia renal. Portanto, leve seu cãozinho ao veterinário regularmente!

Comentários

Ring