Irish Terrier

Irish Terrier

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

O cão da raça Irish Terrier, também chamado de Terrier Irlândes e apelidado de ‘pequeno demônio’, é um cão originário da Irlanda. Existem suposições de que este Terrier exista há muitos séculos naquele país. Mesmo assim, não se conhece ao certo sua real origem. O Irish poderia, talvez, descender de uma raça antiga de Terriers Negros ou, ainda, ter recebido o sangue do chamado grande Wheaten Terrier que teria vivido no condado de Cork.

Aos poucos, o Irish se tornou um animal muito popular, e fazia parte da rotina de muitas famílias. Pelo fato de seus donos serem muito apegados ao seu animal de estimação, o cão da raça Terrier Irlandês acompanhou muitos de seus donos para a 1ª Guerra Mundial para que ‘ajudassem’ os soldados ingleses. Com esta prática, além de auxiliar nas caçadas, os cães faziam parte do que futuramente se tornaria um centro de recuperação pós-guerra, ou clínicas de tratamento e reabilitação para deficientes com animais.

Temperamento

O Irish Terrier é um animal corajoso, enérgico e fiel. São muito doces com suas famílias e um companheiro muito divertido. Muito corajoso e curioso, está sempre pronto para se divertir. São cães inteligentes e de fácil de ser treinado. Possuem um forte instinto de proteção e por este motivo precisam de um dono dominante.

Se acaso eles perceberem que possuem um proprietário um tanto dócil, o cão irá acreditar que pode estar no comando. É importante, porém, impor limites ao animal, deixando claro que não podem comandar. O Irish Terrier ama cavar, explorar e ainda perseguir todas as coisas que se movem.

Os cães desta raça têm um senso de independência muito grande, ao ponto de não agradar as pessoas muito mais do que outras raças. A capacidade mental de localizar objetos escondidos, caso seja solicitado pelo seu dono, é uma de suas particularidades.

Saúde

Apesar do Irish Terrier ser um cão considerável saudável, pode desenvolver algumas doenças, como problemas de visão ou respiração, que acontecem em casos muito raros.

Entre os anos 60 a 70 houveram situações de hiperqueratose, doença que causa inchaço nas patas e uma dor intensa. Atualmente, as anomalias de saúde mais comuns dos Irish são sem dúvida, o hipotireoidismo e a catarata.

Por ser um cão de mente e corpo muito ativos, precisa se exercitar diariamente. Seu pelo requer cuidados semanais e é aconselhável a tosa ao menos 4 vezes ao ano.

Comentários

Ring