Dalmata

Dalmata

Características da Raça

Saúde saúde 1 pt(s)saúde 2 pt(s)saúde 3 pt(s)saúde 4 pt(s)saúde 5 pt(s)
Adaptabilidade adaptabilidade 1 pt(s)adaptabilidade 2 pt(s)adaptabilidade 3 pt(s)adaptabilidade 4 pt(s)adaptabilidade 5 pt(s)
Temperamento temperamento, docilidade 1 pt(s)temperamento, docilidade 2 pt(s)temperamento, docilidade 3 pt(s)temperamento, docilidade 4 pt(s)temperamento, docilidade 5 pt(s)
Inteligência inteligência 1 pt(s)inteligência 2 pt(s)inteligência 3 pt(s)inteligência 4 pt(s)inteligência 5 pt(s)
Necessidade de Exercício necessidade de exercício 1 pt(s)necessidade de exercício 2 pt(s)necessidade de exercício 3 pt(s)necessidade de exercício 4 pt(s)necessidade de exercício 5 pt(s)

História

De porte elegante, os Dálmatas não têm uma origem comprovadamente conhecida. O que sabemos, com certeza, é que seu nome tem origem na Dalmácia, na região da Croácia.

A raça já teve inúmeras funções desde cão de briga, cão pastor, caçadores de animais e até mesmo cão de circo, acredita? Porém, seu emprego mais nobre foi como cão de carruagem na Inglaterra vitoriana, protegendo os cavalos do ataque de outros cães. E nem mesmo com a chegada do automóvel o Dálmata perdeu seu posto na nobreza. Ele continuou seu trabalho protegendo as carruagens de bombeiros.

Temperamento

Dedicado ao dono, o Dálmata é dócil e amoroso. Elétrico por natureza precisa de muito movimento e está sempre pronto para corridas e caminhadas!

Raça leal e inteligente, esses cães alvinegros são populares há muitos anos. Esse poder de atração pode ser atribuído em grande parte ao “empurrãozinho” dado por Walt Disney no desenho “Os 101 Dálmatas” lançado originalmente em 1961, refilmado em 1996. Nele, a vilã Malvina Cruella, queria fazer um casaco de luxo com a pelagem dos Dálmatas! Nem pensar, né?

Saúde

O Dálmata é um animal resistente que se adapta tanto a temperaturas baixas ou altas. Como todo cão de médio porte, necessitam de atividades intensas e longas corridas para gastar bastante energia.

Uma curiosidade: você sabia que os Dálmatas nascem brancos e as manchinhas começam a surgir apenas após o 15º dia? O gene malhado que lhes confere sua principal característica, também é responsável pela predisposição genética para a surdez. Cerca de 30% dos Dálmatas podem apresentar problemas de audição.

Comentários

Ring